Bichos

Réptil sem pata tem mais parentesco com lagarto, diz estudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um novo estudo sugere que as anfisbenas, um tipo de réptil sem patas, não têm parentesco com cobras, mas sim com lagartos que são comuns na Europa, na África e na Ásia --os lacertídeos.

Segundo a pesquisa, publicada na revista "Nature", um fóssil de um lagarto de 47 milhões de anos, encontrado na Alemanha, parece ser o parente mais comum dos lacertídeos e das anfisbenas.

"[Esse] foi um animal transitório e é exatamente o que procurávamos", celebra Johannes Mueller, paleozoólogo do Museu de História Natural em Berlim e principal autor do estudo. "Indiretamente, isso significa que associar anfisbenas a cobras é um erro."

O fóssil _ Cryptolacerta hassiaca_, que estava em Messel Pit, perto de Frankfurt, tem menos de 7,6 centímetros de comprimento e é a único da espécie.

Mueller e seus coautores usaram a tomografia computadorizada em raios-X, ou exames de CT, para estudar o esqueleto do fóssil e compará-lo com os de lagartos e cobras existentes.

Eles descobriram que o fóssil apresentava um esqueleto mais denso, como uma cápsula, sem saída auditiva externa, como a dos lagartos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias